4 maneiras de se beber absinto

Por . em 25/03/2020

Absinto puro:
Nada impede de se tomar o absinto puro, mas como sua graduação alcoólica pode chegar a 70%, aconselha-se diluí-lo com água gelada. Essa recomendação visa, promover uma melhor apreciação do absinto. É que bebidas de teor alcoólico muito elevado acabam adormecendo a língua e dificultam a percepção dos sabores. Além disso, ao ser misturado com água gelada o absinto turva e ganha sua tonalidade leitosa característica.

Absinto e água:
Esta é a maneira mais tradicional de se tomar absinto. Derrame cerca de 30ml de absinto em um copo tipo tumbler (de whisky) e complete com água. A proporção é de mais ou menos uma parte de absinto para uma e meia a duas de água gelada. É opcional adicionar gelo e um ou dois cubos de açúcar. Há quem mexa com uma colher para misturar, há quem diga que isso é um crime. Seja como for, certifique-se de que o absinto ficou turvo (diz-se que ele ficou “louche”, em francês). Isso quer dizer que os óleos essenciais do absinto se emulsionaram na água e é uma indicação de qualidade do produto.

Absinto à francesa:
Não existe equipamento de bar mais decadentista do que uma colher de absinto. Ela é uma espécie de pazinha perfurada que se encaixa na borda da taça de absinto —o segundo item mais decadentista— e ambos servem apenas para servir absinto. A taça de absinto tem de 10 a 15 cm de altura, é estreita como uma taça flute de champanhe, mas tem uma cinturinha que divide o bojo em dois. Essa marca serve para indicar até que altura se deve preencher com absinto e quanto deve ser completado com água. Para servir absinto à francesa faça assim: Verta o absinto na taça até atingir a cinturinha (ou cerca de 1/3 do total). Posicione a colher sobre a taça, encaixada na borda, com um ou dois cubos de açúcar sobre ela. Verta lentamente a água gelada na colher de modo a dissolver o açúcar e fazer com que ele escorra sobre o absinto. Não há uma regra para a quantidade de água, mas o ideal é que ela seja suficiente para deixar o absinto turvo.

Absinto à moda boêmia:
Esta modalidade de servir absinto é parecida com o estilo francês. A diferença é que o absinto aqui é flambado. Para preparar absinto “à moda boêmia”, posicione a colher com açúcar sobre a taça e verta o absinto sobre os cubos, até encher o recipiente pela metade. Ateie fogo ao açúcar e deixe-o queimar por poucos segundos. Entorne a colher e deixe que os cubos caiam dentro do absinto, ateando fogo à bebida. Deixe que o absinto queime por alguns segundos e derrame a água.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas