Absinto provoca alucinação?

Por . em 26/08/2019

A história do absinto é cercada de mitos e mistérios, e uma delas é a tal alucinação, que gerou fama e um apelido à bebida: a fada verde. Há uma história de um homem que teria matado toda a sua família na Suíça em 1905 por estar sob o efeito do absinto, e este fato teria gerado a primeira série de restrições à bebida. Além dele o poeta Oscar Wilde, afirmou ter visto tulipas crescerem na sua perna enquanto bebia.

No entanto, tal efeito nunca foi confirmado, o princípio ativo que leva toda a culpa pela fama de alucinógeno do absinto se chama tujona, pra quem não sabe é uma substância psicoativa parecida com o THC e é encontrada em várias ervas e vegetais, mas com mais intensidade nas folhas de absinto. Esta substância altera a percepção sensorial, ativando a região criativa do cérebro.

De fato, na concentração ideal para o preparo do absinto ela não produz efeitos danosos. Apenas uma quantidade muito alta de tujona pode causar algum efeito colateral, e estes serão convulsões e espasmos, mas não alucinações.
Então caros apreciadores da nossa famosa “Fada Verde” é mais fácil vocês visitarem o hospital com coma alcoólico do que ficarem doidões de tujona.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas